Ao longo de 2016, a Brigatta se dedicou a desenvolver e testar inúmeras soluções que garantissem qualidade e disponibilidade de seus produtos. Assim, chegou a um dos seus maiores diferenciais no mercado: o Bag-in-Box, uma tecnologia moderna e eficiente no mercado de embalagens assépticas, através de uma parceria de longo prazo com o melhor fornecedor de embalagens do mundo: a Scholle IPN, fornecedora global de marcas como Coca-Cola® e Unilever®.
Além disso, nosso produto também é Shelf-Stable, ou seja, pode ficar armazenado por até 120 dias sem refrigeração e por até 4 dias após aberto, desde que refrigerado à 4ºC.
O tratamento UHT, ou temperatura ultra-alta, ocorre nos trocadores de calor otimizados antes do envase. Esse processo minimiza problemas de penetração de calor e reduz os tempos de aquecimento e resfriamento, ao mesmo tempo que minimiza mudanças indesejadas no sabor e propriedades nutricionais do produto.
O alimento comercialmente estéril precisa ser aquecido a uma temperatura prescrita por um tempo prescrito. As temperaturas e tempos específicos dependem do alimento em questão. Os produtos alimentares líquidos com baixa acidez, como o leite, estão mais propensos a micro-organismos e bactérias patogênicas do que produtos com alta acidez, como sucos de frutas.
A tecnologia asséptica mantém o alimento seguro e saboroso por pelo menos seis meses, sem refrigeração e conservantes. Ela permite que o alimento mantenha sua cor, textura, sabor e teor nutritivo. Nossas embalagens assépticas oferecem uma série de formas, praticidade para o consumidor e economia no consumo de energia e de materiais de embalagem.
Nosso processo asséptico garante que os alimentos e os materiais da embalagem estejam livres de bactérias prejudiciais quando o alimento é envasado. Tudo na cadeia de produção precisa estar comercialmente estéril. Isso inclui o alimento e os materiais de embalagem, todo o maquinário e o ambiente em que ocorre o envase.
Uma embalagem asséptica foi esterilizada antes do envase do alimento tratado por UHT (temperatura ultra-alta), resultando em um produto que pode permanecer na prateleira por mais de seis meses.
Nosso método de embalagem asséptica aplica um banho de peróxido de hidrogênio aquecido no material de embalagem liso e sem forma. Uma concentração de 30% de peróxido de hidrogênio é aquecida a 70 °C por seis segundos. Em seguida, o peróxido de hidrogênio é eliminado do material de embalagem pelos roletes de pressão ou ar quente.
O ambiente no qual o alimento é manipulado e selado precisa também estar livre de possíveis contaminações de bactérias. Isso significa que o maquinário de envase e selagem precisa ser esterilizado antes do envase e durante o processo de produção. Isso pode ser realizado usando ar e vapor quentes ou combinando o tratamento térmico com a esterilização química por peróxido de hidrogênio.